CICLOTURISMO

cicloturismo

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo.

A bicicleta causa uma ligação quase que mágica com as pessoas, pois a recepção dada a um cicloturista é mais calorosa do que se o viajante chegasse em outro meio de transporte. Outro fator importante no cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas.

Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer contratempos na estrada.

O tipo de bicicleta utilizada para uma viagem, deve ser além de confortável, forte e em bom estado, deve permitir que se percorra qualquer tipo de piso, ou seja, asfalto e terra. A bicicleta necessita de revisões periódicas, no mínimo uma vez por mês, devendo o cicloturista ter noções básicas de como montá-la e desmontá-la, aprender a trocar ou consertar a corrente, regular freios e troca marchas.

Até algum tempo atrás o costume e a cultura de pedalar, no Brasil esteve ligado às pessoas que não possuem automóvel, uma classe mais humilde. Hoje diversas classes sociais fazem uso da bicicleta como meio de transporte, fugindo do trânsito caótico nas grandes cidades.

Em alguns países, como a Holanda, são oferecidas ótimas condições para o desenvolvimento deste esporte ou atividade física. Além de ciclovias, transporte com ônibus adaptados, estacionamentos próprios para bicicletas, entre outros.

Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade a(o) viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.

Na modalidade com suporte, geralmente a(o) viajante contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences da(o) viajante e oferece serviço de guia.

fonte: Wikipédia

Para comesar leia este manual: Clique Aqui

                 Manual do ciclotirsta inician                                                                manual cicloturismo                                           porEliana Garcia

As pessoas que se interessam em viajar de bicicleta geralmente procuram uma forma de turismo diferente, que possibilite uma maior integração com paisagens e, principalmente, com outras pessoas. 

Para aproveitar todas as vantagens que o cicloturismo pode oferecer um bom planejamento é essencial. Este manual, que contém informações básicas e dicas, visa ser útil principalmente para os "cicloturistas de primeira viagem".

Quanto maior o cuidado na preparação de uma viagem, maior a chance dela ocorrer tranqüilamente. Não há humor que resista à bagagem caindo toda hora, a falta de ferramentas adequadas ou ainda a um esgotamento físico. Para evitar estes desconfortos, aqui estão itens que vão desde manutenção da bicicleta, até a sugestão de uma lista de tudo que se deve levar numa viagem.

Navegue nos links abaicho. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato conosco.

   Fonte: Clube do Cicloturismo do Brasil

 

HEDYNHO   -   TOPO