Bicicleta sem corrente

Bicicleta sem corrente quer revolucionar, mas ciclistas criticam

bicicleta sem corrente

Designer da Bicymple diz que, apesar do minimalismo, performance do modelo é similar a de bicicletas de marcha única com corrente
Foto: Divulgação


Uma bicicleta sem corrente e ainda mais simples do que outras "magrelas": essas são características da Bicymple, criação do designer Josh Bechtel. Segundo o Huffington Post, o criador da Bicymple aposta que sua versão de bike só irá trazer melhoras para modelos anteriores, entretanto, ciclistas ainda tem suas dúvidas quanto a isso.

Para quem ainda não ouviu falar da Bicymple antes, ela é uma bicicleta sem corrente, com os pedais colocados na roda traseira. É um princípio parecido com o do monociclo, só que com quadro (bem menor que os tradicionais), guidom e roda dianteira. Conforme Bechtel, a grande vantagem da ausência da corrente é que a manutenção da bicicleta fica mais simples.

Ainda assim, ciclistas questionam se a performance da bicicleta será tão boa quanto a das bikes usuais. Quando a Bicymple apareceu em um post do Gizmodo, um internauta questionou se o desempenho em velocidade não seria prejudicado pela falta do sistema de transmissão, formado pela corrente, coroa e catraca. Em outra ocasião, um ciclista questionou a posição do banco, e a questão da estabilidade da roda traseira em terrenos mais irregulares também foi levantada.

bike sem correnteMas Betchel parece atento aos debates sobre sua criação e costuma postar respostas a estes e outros questionamentos no site Bicymple.com. Sobre o sistema de transmissão, ele diz que apesar da ausência de corrente, o potencial de velocidade seria semelhante a de uma bicicleta de marcha única; já sobre a posição do banco, ele se limitou a defender que "não é tão ruim quanto se pensa". O material de divulgação da Bicymple parece querer deixar claro que ela é uma bicicleta urbana, para asfalto e não para solos com mais relevo.

Mesmo com as críticas, o designer afirma que tem planos de produzir e distribuir a Bicymple em escala maior - até então ela é produzida por uma empresa chamada ScalyFish, que se autoproclama como "pequena empresa local".

 


fonte: terra.com.br

HEDYNHO